Abertura: A Rotina Que Não Enche
Toula Portokalos-Miller (Nia Vardalos) está em uma fase complicada da vida. Sua agência de viagens faliu devido à recessão, assim como a lavanderia da famÃlia. A única empresa que ainda funciona é o restaurante do seu pai Gus (Michael Constantine). Seu marido Ian (John Corbett) trabalha como diretor na escola frequentada pela filha deles, Paris (Elena Kampouris).
Enquanto isso, Paris está se preparando para entrar na universidade, mas sente que a famÃlia a sufoca com intensidade do envolvimento deles em cada aspecto de sua vida — pressão constante de Toula para que tudo seja perfeito, expectativas altas, interferência até em suas decisões pessoais.
A FaÃsca do Conflito no Casamento
O casamento de Toula e Ian passa por uma fase de tensão. Toula tenta “consertar” tudo o que parece errado na famÃlia, exasperada por sempre resolver crises emergenciais, e isso afeta seu relacionamento com Ian, deixando-o frustrado pela falta de privacidade e pelo fato de Toula sempre intervir nas decisões envolvendo todos. A comunicação entre os dois decresce, eles se distanciam emocionalmente.
O Segredo de Gus e Maria
Gus Portokalos descobre que seu casamento com Maria (Lainie Kazan), de mais de cinquenta anos, não foi oficializado religiosamente — ele percebe que o documento de casamento não fora assinado pelo padre que os casou originalmente. Isso significa que legalmente o casamento nunca aconteceu, apesar de todos verem Maria como sua esposa.
Gus sente forte desejo de remediar isso, mas Maria insiste que, se vão fazer uma renovação de votos, seja da maneira certa: Gus precisa pedir seu casamento formalmente, do jeito romântico; com cerimônia, convite… Maria quer uma “segunda chance” de cerimônia que nunca teve.
A Preparação para o “Casamento Grego” Maior
Decididos a realizar a renovação do casamento, Maria e Gus contratam uma cerimonialista. Logo se deparam com contratempos: as demandas da famÃlia (grande, barulhenta, extensa) são exageradas; a cerimonialista desiste; Toula tenta mediar tudo mas se vê envolvida em crises cotidianas que consomem seu tempo. Toda a famÃlia Portokalos aparece: tios, tias, primos, vizinhos. Até familiares vindos da Grécia são chamados para que o evento seja memorável.
Enquanto isso, Paris recebe cartas de admissão de diferentes faculdades — Northwestern, em Chicago, e NYU, em Nova York. Ela deseja independência, distância, privacidade… quer fugir do “ambiente Grego” sufocante da famÃlia. Toula, no papel de mãe, tenta guiá-la, mas acaba discordâncias entre desejos de filha e expectativas de mãe.
Término de Relações e Decisões Importantes para Paris
Paris, entre as opções de faculdade, inicialmente prefere ficar mais próxima, escolhendo Northwestern para agradar a famÃlia. Mas, conversas com sua bisavó (Mana Yiayia) e reflexões pessoais a fazem perceber que o que ela realmente quer é seguir seu coração, ir para NYU, embora isso signifique distanciar-se da famÃlia e lidar com culpas.
Há também o baile de formatura: Paris quer ir, estar com amigos, viver algo tÃpico de adolescente. Mas o baile coincide com o dia do renovado casamento de Maria e Gus, gerando conflito entre desejo de diversão de Paris e compromisso familiar. Toula decide que Paris pode ir ao baile, desde que participe da recepção do casamento depois.
Crises no Casamento Renovado
No dia da cerimônia renovada, Gus, Panos (irmão dele que vem da Grécia) e Taki chegam bêbados (após beber ouzo) e causam confusão. Maria fica irritada ao ver Gus agindo de forma pública, considerações de que ele não está levando o compromisso tão a sério. Maria sai do altar, abalada, desacreditando das intenções de Gus.
Mas Panos intervém, dizendo a Maria que Gus realmente a ama, que suas atitudes são falhas, mas seu amor é verdadeiro. Maria olha para Gus e vê em seus olhos sua sinceridade — isso acaba reconectando-os. Ela decide continuar a cerimônia. Enquanto isso, Toula e Ian renovam seus votos de casamento em privado, relembrando seus motivos de estarem juntos.
Desfecho: Descobertas, Verdades e Ritos de Passagem
No baile, Paris dança com Bennett, um rapaz de quem gosta; ele também é de famÃlia Grega grande e excêntrica, o que ajuda Paris a se sentir menos envergonhada de suas raÃzes. Eles têm o primeiro beijo. Toula e Ian observam, emocionados.
Na recepção, Gus lê uma carta do site de genealogia dizendo que ele é realmente descendente de Alexandre, o Grande — mas depois Ian descobre que Toula forjou essa carta para agradar o pai. Toula confessa a Ian, que entende o gesto. Não é tanto a veracidade que importa, mas o carinho envolvido.
Paris parte para Nova York para começar sua faculdade, deixando sua famÃlia no aeroporto. Há despedidas emocionantes, com Toula, Ian, Gus e Maria demonstrando orgulho e tristeza, mas esperança pelo futuro.
Conclusão: Amor, FamÃlia e Aceitação
“Casamento Grego 2” termina reforçando que, mesmo com imperfeições, confusões e crises, os laços familiares são essenciais. Amor é mais do que formalidades legais, é aceitação, sacrifÃcio, apoio mútuo. Toula aprende que não precisa “consertar tudo” para que a famÃlia seja feliz, Maria encontra o casamento que sempre quis, Paris descobre sua própria voz, Gus atinge um sonho (mesmo que parcialmente) de pertencimento e identidade.