Abertura: O Quadro da Parede
O filme começa na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, com Lúcia (Georgie Henley) e Edmundo (Skandar Keynes) morando na casa de um tio junto de seu primo insuportável, Eustáquio Scrubb (Will Poulter). Já sem Pedro e Susana, que estão ocupados em outros lugares, os irmãos mais novos se sentem deslocados e presos na vida comum. Um dia, Eustáquio provoca os dois, e no meio da discussão, o quadro de um navio em alto-mar, pendurado na parede, começa a ganhar vida. A água do quadro inunda o quarto e os três jovens são transportados para Nárnia.
O Retorno a Nárnia
Eles surgem no oceano e são resgatados pelo navio Peregrino da Alvorada, comandado pelo agora Rei Caspian X (Ben Barnes). O fiel rato espadachim Ripchip (voz de Simon Pegg, dublado no Brasil como Ripchip mesmo) também está a bordo. Caspian explica que sua missão é encontrar os Sete Lordes de Telmar, nobres leais ao pai de seu pai que foram exilados pelo usurpador Miraz. Para isso, ele segue o rastro de espadas mágicas que cada um deles deixou.
Primeira Ilha: O Mercado de Escravos
A primeira parada é em uma ilha aparentemente tranquila, mas logo eles descobrem que os habitantes traficam pessoas. Lúcia e Eustáquio são capturados e levados para serem vendidos. Edmundo tenta resistir, mas também é dominado. Caspian e Ripchip organizam um ataque e, após uma luta intensa, libertam os escravos e descobrem que um dos lordes, Lorde Bern, está vivo ali, embora destituído de poder. Ele entrega a Caspian a primeira das sete espadas mágicas.
As Tentações de Lúcia
Enquanto continuam a viagem, Lúcia começa a se sentir insegura por não ser tão bonita quanto sua irmã Susana. Ela encontra um livro mágico na casa de um mago chamado Coríáquino, que contém feitiços poderosos, inclusive um para alterar sua aparência. Lúcia chega a ensaiar o uso, mas a aparição do Grande Leão Aslam (voz de Liam Neeson, dublado como Aslam) a adverte sobre o perigo de invejar a vida dos outros.
As Tentações de Edmundo
Edmundo, por sua vez, continua assombrado pelas memórias da Feiticeira Branca (Tilda Swinton), que aparece em visões tentando manipulá-lo a ceder novamente à ambição e ao poder. Essas visões representam a sombra de sua antiga traição em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", mostrando que ele ainda luta contra a culpa e a tentação.
O Conflito de Eustáquio
O primo Eustáquio passa boa parte da jornada reclamando, zombando de Nárnia e ridicularizando Ripchip. Porém, ao encontrar um tesouro em uma ilha, ele é amaldiçoado e se transforma em um dragão. Essa transformação o enche de desespero, mas também começa a despertar nele um senso de humildade e arrependimento. Ripchip, que antes era alvo de suas provocações, passa a ser seu maior amigo e o consola, ensinando-o a aceitar sua nova condição.
As Ilhas Misteriosas e os Lordes Desaparecidos
A viagem segue por diferentes ilhas, cada uma apresentando um desafio. Eles encontram lugares tomados por névoas escuras que alimentam os maiores medos e desejos de cada um. Em uma dessas ilhas, encontram três dos lordes em estado de sono profundo, vítimas de uma maldição. Descobrem então que para quebrar esse feitiço e derrotar a escuridão, as sete espadas precisam ser colocadas juntas sobre a Mesa de Aslam, em Aslamonete.
A Redenção de Eustáquio
Eustáquio, ainda como dragão, passa a usar sua força para ajudar o navio. Porém, em uma noite, ao pousar na praia, ele encontra Aslam, que o conduz a um lago mágico. Ali, o leão o guia em um processo doloroso de transformação, onde suas escamas de dragão são arrancadas até que ele volte a ser humano. Esse renascimento simboliza sua mudança de caráter. Ao retornar ao navio, todos percebem como ele está diferente: humilde, corajoso e disposto a ajudar.
A Ilha Escura e a Batalha Final
Na etapa mais perigosa da jornada, o Peregrino da Alvorada chega à Ilha Escura, onde a névoa viva tenta devorar os viajantes, criando ilusões de seus piores medos. É lá que Edmundo enxerga novamente a Feiticeira Branca, quase cedendo à sua influência. Mas, com a ajuda de Caspian, Ripchip e os outros, ele resiste.
Durante a luta contra o monstro marinho libertado pela névoa, Eustáquio, em forma de dragão, mostra sua bravura atacando a criatura. Porém, ao ser ferido, ele crava a espada que carregava contra o inimigo, lançando-a sobre a Mesa de Aslam. Esse ato de coragem sela o destino da escuridão.
O Fim da Jornada
Com as sete espadas reunidas, a maldição é quebrada, os lordes adormecidos despertam e a escuridão que ameaçava Nárnia é dissipada. O Peregrino da Alvorada chega então à extremidade do mundo, onde o mar encontra uma muralha de luz. Ali, Ripchip realiza seu maior sonho: atravessar para o País de Aslam. Ele se despede dos amigos e segue sozinho em seu pequeno barco rumo ao horizonte luminoso.
A Despedida
Na praia final, Aslam aparece diante de Lúcia, Edmundo e Eustáquio. Ele explica que para Lúcia e Edmundo essa foi a última viagem a Nárnia, pois eles já cresceram e devem aprender a conhecer Aslam em seu próprio mundo, sob outro nome. Com lágrimas, eles se despedem. Já Eustáquio, por ter mudado de coração, ainda poderá ter novas aventuras.
O navio retorna, e os três jovens são lançados de volta para o quarto na Inglaterra, exatamente de onde haviam partido. O quadro volta a ser apenas uma pintura, deixando apenas a memória da jornada transformadora que viveram.
Conclusão
As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada é uma aventura de redenção, coragem e amadurecimento. Cada personagem enfrenta suas tentações e medos mais íntimos, e a travessia se torna mais do que física: é também espiritual. A despedida de Lúcia e Edmundo marca o fim de uma era para os irmãos Pevensie, enquanto Eustáquio surge renovado para as futuras histórias de Nárnia.